sábado, 14 de agosto de 2010

Respirar um pouco de arte!

Imagem: we♥it

Eu não sei se largar o teatro há uns cinco meses foi um erro. Talvez não. Às vezes me parece que foi a coisa certa que eu deveria mesmo fazer naquele momento. Era necessário. Acho que eu precisava espaerecer um pouco. Me afastar, limpar a mente. Sair para poder, então, sentir falta e sentir o valor e a importância daquilo.

Tenho sentido uma tremenda falta, um buraco na minha vida que eu tentei preencher por todos os meios. Pensei em voltar a estudar violão, pensei em voltar a fazer ballet. Dizia que precisava fazer alguma coisa, não aguentava viver mais só de universidade. Só depois eu percebi que eu realmente sentia falta de arte na minha vida. E pensando mais ainda eu descobri que por mais que eu conseguisse uma coisa ou outra, eu sentiria falta de uma coisa em especial: o teatro. Pronto, resolvi voltar.

Depois de tomada a decisão eu me senti fraca, por não ter sido firme em minha decisão de largar e ter voltado em menos de um semestre. Fiquei com medo do que as pessoas iam achar de mim. Não os meus amigos ou familiares, mas as pessoas do grupo de teatro. Se eles teriam me achado covarde ou impotente, assim como eu mesma me achava as vezes. Só que agora que acho que fui muito corajosa, para voltar a mostrar a cara lá, pedir para voltar e me decidir a enfrentar meu horário apertado para conciliar faculdade com teatro. Mas eu vou conseguir.

Devo me afastar um pouco da internet, mas eu não pretendo abandonar de vez, é claro. Eu ainda sou uma menina de internet, mas com menos tempo. E tenho projetos online para tocar: esse blog e minha colaboração para a Revista No Divã, que além do jornalismo e da arte são coisas importantes pra mim.

Agora eu me sinto bem, talvez um pouco ansiosa para o meu primeiro ensaio de volta para o TeatrodoAbandono, mas muito bem. Não vou participar como elenco da montagem já que todos os papéis estão divididos (Os Saltimbancos!), mas vou participar do treinamento do grupo e ajudra como assistente de direção e produção. Bom demais para mim, pode ter certeza.

Eu sabia que, quando sai do teatro há alguns meses, não era uma decisão para sempre. Eu gostava muito para abandonar tudo, sabia que um dia eu iria voltar. Mas não imaginava voltar tão cedo. Mas esse semestre que passou agora parece uma realidade paralela que vivi. Tenho certeza que vou ser mais feliz do que nunca ao pingar de suor dentro de uma sala de ensaio. Segunda é meu ensaio de volta, e o dia que eu preencho um buraco dentro de mim.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Festival Territórios de Teatro

Imagem: Divulgação

Vamos esquecer um pouco efeitos especiais, computação gráfica, dublagens, etc?

Belém conta essa semana (até domingo!) com o Festival Território de Teatro. Vários grupos de teatro com 24 espetáculos diferentes em cada canto da cidade. Ótima oportunidade para assistir essas peças.

Outra coisa ótima - o preço dos ingressos. Somente 1kg de alimento não-perecível nos lugares fechados! Podemos pedir chance melhor, hein?

Aqui está a programação do Festival, que começou no dia 08. Já perdemos alguns dias, mais ainda dá tempo!

Dia 08 Teatro Universitário Cláudio Barradas - 10h - PÁSSARO TUCANO
Casarão do Bonecos - 20H - MORGUE INSANO AND COOL

Dia 09
Anfiteatro da Praça da República – 19h30 - O MÃO DE VACA
Teatro Cuíra - 21h – ABRAÇO
Teatro da Fundação Curro Velho – 19h – UMA FLOR PARA LINDA FLORA

Dia 10

Casarão dos Bonecos – 19h - SIRÊNIOS
Anfiteatro da Praça da República – 19h30 - CONTOS DA FLORESTA
Teatro Cuíra - 21h – IRACEMA VOA

Dia 11Casarão do Bonecos – 19h - O CONTO Q EU VIM CONTAR
Teatro da Fundação Curro Velho – 19h – JOGO DE SETE
Anfiteatro da Praça da República – 19h30 - PERIFÉERICO
Teatro Cuíra - 21h – ÚTERO

Dia 12

Teatro Cuíra - 21h - SEM FLOR, SEM PERFUME, SEM MARGARIDA
Teatro da Fundação Curro Velho – 19h-RETALHOS DE HOLANDA
Teatro Porão Cultural da Unipop - 20h - A MULHER MACACO
Teatro Universitário Cláudio Barradas – 21h – CORPO SANTO

Dia 13
Teatro da Fundação Curro Velho – 19h - ÁGUAS DE MARIANA
A Casa da Atriz – 19h – A TROCA E A TAREFA
Teatro Universitário Cláudio Barradas – 21h – MEIO DIA DO FIM

Dia 14
Praça Ver-o-rio - 17h – Grupo de Experimentação Teatro Miniatura
Memorial dos Povos Indígenas – 19h – 6 MESES AQUI
Teatro da Fundação Curro Velho – 19 - QUEM TEM RISO VAI A LONA
Teatro Universitário Cláudio Barradas – 21h – FROZEN

Dia 15
Teatro Universitário Cláudio Barradas – 18h – DONS DE QUIXOTE
Teatro Maria Sylvia Nunes - 21h - IN BETWEEN



Eu estarei dia 15 assistindo Dons de Quixote, podem contar! É um espetáculo ótimo e eu perdi o seu tempo em cartaz, agora eu tenho a chance de ver de novo!

Preparadas para relaxar e se divertir com um pouco de arte? Te vejo lá!


Post para a Revista No Divã

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Sonhos escorrendo pelo ralo


Algumas coisas me fazem perceber que eu sou a única responsável por alcançar meus sonhos, desde os menores até os que me fazem voar alto. Não tenho nenhuma ajuda, nem daquelas pessoas que deveriam ser amigas, compreensivas e incentivadoras. Mas o pior é quando, além de não contribuírem, puxam o meu pé.

Me sinto inútil, incapaz. Meus sonhos e aspirações são jogados no chão e pisoteados sem razões coerentes e verdadeiras. Tudo escorre pelo ralo, empurrados por desinteresse e falta de compreensão.

Eu tenho o maior comprometimento do mundo com os meus sonhos. Agarro-os com toda a força e tento seguir em frente com eles. Mas um buraco de raiva se abre dentro de mim toda vez que alguém diz que eu sou pequena demais para isso. Não, não sou. Vocês que estão baixo demais para me verem voando alto.

Porém, um dia eu vou ter força e independência para correr atrás dessas aspirações. E vou ser muito feliz mesmo, quando puder mostrar para quem não acredita em mim onde eu pude chegar e o que eu alcancei.

O céu com diamantes.

Imagens: we♥it

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Quero o fim dos fins!

Eu nunca quero que as coisas acabem. Sabe aquele negócio de que um ciclo termina e começa outro? Pois é, me dá arrepios. Não que eu tenha medo de coisas novas, não! Pode vir, eu adoro! Mas égua precisava terminar as coisas anteriores e tao boas pra isso? Que merda!

Não gosto, mas tenho que aceitar. E demorei muito pra aprender que as coisas realmente terminam, que as pessoas mudam e que não dá pra voltar a ser como antes. Na verdade isso só aconteceu a alguns dias atrás, enquanto eu estava pensando na minha vida.

Eu meio que não aceitava que os ciclos terminassem. Tentava voltar atrás, fazer as mesmas coisas, sentir as mesmas coisas. Mas nunca dava certo. E eu continuava tentando. Droga, mas porque que aquilo que era tão bom, me deixava tão feliz não pode voltar? Depois eu entendi que eu não conseguia porque eu não tinha as mesmas pessoas em volta, o mesmo contexto, do mesmo jeito. Simplesmente não dava pra ser igual e eu quebrava a cara.

Acho que agora eu aprendi que termina. E mesmo que eu sinta muito falta de tantas coisas que já me foram essenciais, eu tento só lembrar dos ótimos momentos e tudo mais, porque esse negócio de querer que tudo seja como antes é uma grande perda de tempo, e talvez ainda aumente minhas saudades.

Agora vou curtir as coisas que estou vivendo ao máximo, para que depois eu tenha muito o que lembrar, e não fique tentando andar para trás. Isso pode ser até clichê, mas eu não sou caranguejo.